Jogos de Tabuleiros


Pesquisa de Estudo


Jogos de Tabuleiro


A ideia desse projeto surgiu em vários outros momentos onde foram desenvolvidos trabalhos com a utilização de diversos recursos midiáticos na escola. Nesses momentos de reflexão houve a percepção da necessidade de um trabalho que favorecesse, também, desafios de criação, trabalho em equipe e o desenvolvimento da meta-cognição. Na procura de metodologias que potencializassem o desenvolvimento dessas atividades foram abordados conceitos de programação por meio da criação de jogos de tabuleiro interativos que possibilitassem oportunidades de aprendizado por meio da ludicidade.

Serão criadas oficinas de produção de jogos de tabuleiros autorais para construção de jogos que componham temas sobre as questões mais enfrentadas na escola atualmente, como o bullying e o cyberbullying, no sentido de orientar a aprendizagem com relação à reflexão sobre esses e outros temas - discriminação, intolerância, violência - nos diversos espaços sociais e educativos na atualidade.

A metodologia desse projeto está pautada nos princípios para o trabalho com as Tecnologias para Aprendizagem:
INFORMAÇÃO + CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: como fazer, conceitos e estratégias  da prática, aprendizagem por meio da colaboração e trocas de experiência.
CULTURA DIGITAL: atividade prática, diferenciada, reflexiva e dialógica com criação de ações, perguntas e situações-problema, usando ferramentas de busca na internet para pesquisa de informações e outras práticas sobre o que são jogos de tabuleiros, suas aplicações e sua importância para a aprendizagem.
PROTAGONISMO: inteligência emocional, habilidade interpessoal e preparo para situações e diversidades enfrentadas no dia a dia.
AUTONOMIA: escolha do jogo concentração, estratégias e comunicação.
INVENTIVIDADE: criação do jogo, suas regras e suas peças.
COLABORAÇÃO: estímulo ao relacionamento mútuo e trabalho em equipe.
p      PENSAMENTO REFLEXIVO: “saber ganhar e saber perder” descobrindo que essa prática é inerente ao jogo e que aquele que ganha não é melhor do que aquele que perde.


EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS REALIZADOS EM PARCERIA 


EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS REALIZADOS EM PARCERIA 

Postagens mais visitadas