Pesquisa de Estudo
Jogos de Tabuleiro
A ideia desse projeto surgiu em vários outros momentos onde
foram desenvolvidos trabalhos com a utilização de diversos recursos midiáticos
na escola. Nesses momentos de reflexão houve a percepção da necessidade de um
trabalho que favorecesse, também, desafios de criação, trabalho em equipe e o
desenvolvimento da meta-cognição. Na procura de metodologias que
potencializassem o desenvolvimento dessas atividades foram abordados conceitos
de programação por meio da criação de
jogos de tabuleiro interativos que possibilitassem oportunidades
de aprendizado por meio da ludicidade.
Serão criadas oficinas de produção de jogos de tabuleiros autorais para
construção de jogos que componham temas sobre as questões mais enfrentadas na
escola atualmente, como o bullying e o cyberbullying,
no sentido de orientar a aprendizagem com relação à reflexão sobre esses e
outros temas - discriminação, intolerância, violência - nos diversos espaços
sociais e educativos na atualidade.
A metodologia desse projeto está pautada
nos princípios para o trabalho com as
Tecnologias para Aprendizagem:
INFORMAÇÃO + CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: como fazer, conceitos e estratégias da prática, aprendizagem por meio da colaboração e trocas de experiência.
CULTURA DIGITAL: atividade prática, diferenciada, reflexiva e dialógica com criação de ações, perguntas e situações-problema, usando ferramentas de busca na internet para pesquisa de informações e outras práticas sobre o que são jogos de tabuleiros, suas aplicações e sua importância para a aprendizagem.
INFORMAÇÃO + CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: como fazer, conceitos e estratégias da prática, aprendizagem por meio da colaboração e trocas de experiência.
CULTURA DIGITAL: atividade prática, diferenciada, reflexiva e dialógica com criação de ações, perguntas e situações-problema, usando ferramentas de busca na internet para pesquisa de informações e outras práticas sobre o que são jogos de tabuleiros, suas aplicações e sua importância para a aprendizagem.
PROTAGONISMO:
inteligência emocional, habilidade interpessoal e preparo para situações e
diversidades enfrentadas no dia a dia.
AUTONOMIA:
escolha do jogo concentração, estratégias e comunicação.
INVENTIVIDADE:
criação do jogo, suas regras e suas peças.
COLABORAÇÃO:
estímulo ao relacionamento mútuo e trabalho em equipe.
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EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS REALIZADOS EM PARCERIA |