Por Daniela
Gissoni
O século XXI, realmente, exige novas habilidades e conceitos principalmente no que diz respeito às chamadas “novas tecnologias”, pois elas já fazem parte do cotidiano de cada cidadão na contemporaneidade, e tratando-se de Educação: de cada aluno.
Com o advento tecnológico surgiu à necessidade de se pensar o espaço escolar como algo compartilhado por todos os atores, todos os envolvidos nesse processo pedagógico e não mais como uma visão passiva e representativa de conceitos transmitidos ou pré-estabelecidos. Este, atualmente, é um espaço de reflexão, de criação, de ideias, onde professores e alunos buscam juntos, a construção do conhecimento. E é nesse espaço que as tecnologias devem funcionar como um estímulo, uma ferramenta permanente á produção desses conhecimentos e construção de currículos.
Hoje, a Internet é utilizada com frequência pelos alunos e professores com a finalidade também, de pesquisa e produção, e é neste sentido que esse espaço deve ser visto e utilizado como um instrumento de autoria com possibilidades de produção e também de criação dessas produções pelos seus autores.
O que ocorre é que muitas vezes esse espaço, a Internet, é utilizado para reprodução de conceitos e construções, transformando-se em um lugar de fácil acesso a prática do plágio. É preciso intensificar na escola o verdadeiro sentido dos “espaços virtuais”, envolvendo alunos e professores na produção de reflexões que possam trabalhar esse universo de informações de forma mais interativa, para que assim, todos possam utilizar a Internet de uma maneira realmente construtiva.
Na era da “Educação Digital” o trabalho participativo entre professor e aluno é essencial para acompanhar a crescente presença das TICs, assim ambos podem dar suporte às aulas criando um ambiente estimulante e reflexivo, aproveitando assim, a tecnologia como um grande recurso no processo de ensino e aprendizagem, tanto para o aluno como para o próprio professor. Segundo Júlia Dias Cordeiro da Revista TVEscola :
Hoje, a sociedade cobra a formação de um cidadão que tenha autonomia, discernimento e saiba buscar informações, criticá-las e trabalhar em grupo. Por meio de recursos da WEB2.0, você pode desenvolver isso, inclusive trabalhando á distância.
O processo de construção de conhecimento, no espaço virtual, possibilita ao indivíduo a realização de pesquisas em tempo real, mas cabe também a ele a observação e reflexão referente a gama de informações disponíveis na rede e como ele deverá filtrá-las e utilizá-las.
Para que o professor trabalhe com seus alunos a questão da correta utilização dos espaços virtuais, ele deverá atuar como um mediador, ajudando os seus alunos a compreenderem o que está posto nesses espaços. Assim, com a construção e reflexão em conjunto, professores e alunos poderão construir conhecimento, compartilhar experiências e utilizar os variados recursos que a Internet oferece, apropriando-se pedagogicamente dessa tecnologia.
A Internet é um lugar de autoria, mas como em todos os campos, ela muitas vezes facilita o plágio. Portanto, o indivíduo deve obter uma postura ética e crítica em relação às novas tecnologias, sendo que, no campo educacional é importante trabalhar essas questões profundamente. É preciso trabalhar com possibilidades e inovações, onde o professor tenha a oportunidade de reconhecer as potencialidades pedagógicas das tecnologias e incorporá-las em suas práticas em sala de aula e assim auxiliar o aluno “a entender o que é ético para que ele possa se pautar por uma conduta adequada aos dias de hoje” (ALMEIDA, 2010, p.50).